>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

A+   A -

07-11-2067

Humberto lança livro sobre gestão cultural

Foi lançado, dia 29 de outubro de 2001, às 19 horas, no Theatro José de Alencar o livro THEORIA E PRÁTICA DA GESTÃO CULTURAL, editado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), de autoria do advogado e professor Humberto Cunha. A obra será apresentada pelo

Foi lançado, dia 29 de outubro de 2001, às 19 horas, no Theatro José de Alencar o livro THEORIA E PRÁTICA DA GESTÃO CULTURAL, editado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), de autoria do advogado e professor Humberto Cunha. A obra será apresentada pelo professor e deputado estadual Artur Bruno.

A obra está dividida em quatro partes, sendo que três delas estão dedicadas à teoria e a outra à prática da gestão cultural. As partes teóricas contemplam reflexões sobre direitos culturais, abrangendo as áreas de proteção do patrimônio cultural, direitos autorais, incentivo fiscal à cultura, bem como a relação existente entre cultura e economia, entre outros.

Na parte prática o autor relata sua experiência como Secretário de Cultura de Guaramiranga, trazendo a público a íntegra do projeto que criou o I Festival Nordestino de Teatro, bem como o respectivo relatório, documentos estes que permitem àqueles que acompanham o evento mensurar sua evolução.

Importante parte do livro é a existência de um conjunto de nove fichas especialmente preparadas para que os municípios realizem um mapeamento de seu patrimônio cultural, atividade esta que é a base de qualquer política no setor.
Humberto Cunha considera sua obra útil aos diferentes gestores culturais, estes que dispões de pouca literatura que os auxiliem em suas tarefas diárias.

SOBRE O AUTOR

Francisco Humberto Cunha Filho, mais conhecido como professor Humberto Cunha, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é um estudioso dedicado a um dos chamados “novos direitos”, precisamente os DIREITOS CULTURAIS, para os quais atribui a seguinte definição: “direitos culturais são aqueles afetos às artes, à memória coletiva e ao repasse de saberes, que asseguram a seus titulares o conhecimento e uso do passado, interferência ativa no presente e decisão de opções referentes ao futuro, visando sempre à dignidade da pessoa humana”.

É professor da Unifor e compõe, na condição de professor convidado, o corpo docente da Especialização em Gestão de Produtos e Serviços Culturais da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Já tem publicados, na área cultural, os livros Normas Básicas da Atividade Cultural (em co-autoria com Artur Bruno), INESP, CE, 1998, e Direitos Culturais Como Direitos Fundamentais no Ordenamento Jurídico Brasileiro, Brasília Jurídica, DF, 2000. No prelo, mais um livro: Análise da Concepção, Estrutura e Funcionamento da Lei Jereissati.

Atualmente pesquisa, na condição de doutorando da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a relação entre cultura e democracia. Na vida pública, ocupou o cargo de Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, bem como foi titular da Secretaria de Cultura de Guaramiranga, no mesmo Estado. Atualmente é Vice-Presidente da Comissão de Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará.

 

Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

16-07-2014 Perfil de Artur Bruno: educador, militante e parlamentar

16-07-2014 Projetos de Artur Bruno têm impacto em todo o País

08-07-2014 Artur Bruno fará campanha nas redes sociais

08-07-2014 Por que sou candidato

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2014. Deputado Federal Artur Bruno - PT Ceará
Av. Desembargador Moreira, 2001 Salas 501/502, Dionísio Torres - Fortaleza/CE
Anexo 3 - Gabinete 467 - Brasília/DF

Telefones: (85) 3055-0968 | (61) 32155467
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação do mandato e TEIA DIGITAL