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16-04-2010

Comissão de Educação inicia visitas para elaboração de diagnóstico das escolas


Deputados Artur Bruno e Professor Teodoro no Liceu do Ceará

Visitas começaram nesta quinta-feira, no colégio Liceu do Ceará

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa iniciou, nesta quinta-feira (15/04), uma série de visitas a escolas públicas da rede estadual de Fortaleza e Região Metropolitana. Os deputados Artur Bruno (PT), Rachel Marques (PT) e Professor Teodoro (PSDB) e técnicos da Comissão estiveram nas escolas Liceu do Ceará, no bairro Jacarecanga, e Jesus, Maria, José, no Quintino Cunha.

De acordo com Artur Bruno, presidente da Comissão, o objetivo das visitas é elaborar um amplo diagnóstico com a situação das escolas públicas, analisando pontos como a situação física, principais carências, material didático utilizado e nível de aprendizagem. “Queremos ajudar as escolas e auxiliar o Governo do Estado na formulação de políticas públicas que possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público”, afirmou Bruno.

Durante a visita, os deputados puderam ver as estruturas físicas das escolas, conversaram com alunos, professores e demais servidores. A deputada Rachel Marques aproveitou a ocasião para defender a implantação efetiva do piso dos professores. “Nossa luta é fazer valer o piso”, afirmou.

No caso do Liceu, a diretora da escola, Amélia Landim, informou que há problemas estruturais graves, especialmente pelo fato de a escola já possuir 164 anos de existência. Além disso, ela afirma que há uma luta antiga pela construção de um auditório com condições adequadas para atender a demanda dos alunos.

Outro problema apontado pela diretora foi com relação ao número de coordenadores pedagógicos. Segundo Amélia, há apenas seis coordenadores pedagógicos, número que seria adequado para cerca de 600 alunos, no entanto o Liceu possui, atualmente, 3.500 alunos nos três turnos de funcionamento. A diretora disse estar honrada com a visita da Comissão da Assembleia e afirmou estar confiante de que o diagnóstico possa ajudar as escolas a resolver seus principais problemas.

As visitas prosseguem até o mês de junho e vão abranger cerca de 150 escolas de Fortaleza e da Região Metropolitana. “Isso representa cerca de 25% das escolas públicas do Ceará, é uma amostra mais do que significativa”, afirmou Bruno. O diagnóstico será feito por meio de questionário que engloba tópicos como infra-estrutura, sistema de matrícula, gestão escolar, condições de acessibilidade, ambiente escolar, profissionais da educação e nível de aprendizagem.

 

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