>>


Receba as notícias do mandato por e-mail Cadastro
Cadastro
Ver como é o informativo

E-mail obrigatório.
Digite seu e-mail.


Sair da lista




PRINCIPAL * ATUALIDADES * BRASIL
Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro


Atualidades
07-08-2010
O que é IDH?

A+   A -

Comentar Ver comentários

É um índice para medir a qualidade de vida em todos os países. Criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o IDH leva em conta três fatores: a renda, a educação e a longevidade de cada povo.


É um índice para medir a qualidade de vida em todos os países. Criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o IDH leva em conta três fatores: a renda, a educação e a longevidade de cada povo. Até 1990, o desenvolvimento de um país era medido sobretudo pelo Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma de tudo o que produziu em um ano. Como, porém, a riqueza de uma nação pode estar concentrada nas mãos de pouca gente, chegou-se à conclusão de que era preciso criar um índice que avaliasse também o bem-estar humano. Assim nasceu o índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que considera fatores econômicos, mas também indicadores de saúde e educação.

Em relação à educação, são levados em conta dois indicadores - os alfabetizados acima de 15 anos e os matriculados em todos os níveis de ensino. A longevidade da população considera a taxa de mortalidade infantil e a expectativa de vida das pessoas. Quanto à renda, o PIB é dividido pelo número de habitantes incluindo crianças e pessoas sem ganho. É o PIB percapita,calculado por meio do dólar PCC(ou seja, paridade do poder de compra),valor que elimina as diferenças de custo de vida entre os países As três dimensões - educação, saúde e renda - têm a mesma importância no índice final, cuja pontuação varia de zero a 1. Nações com IDH até 0,499 são consideradas de desenvolvimento humano baixo; com índices entre 0,500 e 0,799, de IDH médio; com índices maiores que 0,800, são consideradas de IDH alto.

A classificação do IDH mundial divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 2006 coloca o Brasil na 69ª posição entre 177 países, atrás da Argentina, do Chile, do Uruguai, Costa Rica, México e Cuba. FONTE: Atualidades Vestibulares – Editora Abril


Imprimir Enviar para um amigo Indicar erro

 


Deputado Estadual Artur Bruno

1998 - 2014. Deputado Federal Artur Bruno - PT Ceará
Av. Desembargador Moreira, 2001 Salas 501/502, Dionísio Torres - Fortaleza/CE
Anexo 3 - Gabinete 467 - Brasília/DF

Telefones: (85) 3055-0968 | (61) 32155467
e-mail: arturbruno@arturbruno.com.br

Site produzido e atualizado pela assessoria de comunicação do mandato e TEIA DIGITAL